- Que curso você faz?
- Faço Terapia Ocupacional.
- Ahhh, tá. Legal... (longa pausa). Mas essa profissão faz o quê mesmo?
Muitos outros terapeutas ocupacionais, principalmente do norte e nordeste onde a profissão ainda está sendo disseminada, já viveram cenas similares.
As pessoas perguntam: o que é Terapia Ocupacional? É ocupar pessoas? O que faz este profissional?
Os termos 'terapia' e 'ocupacional' de acordo com o Aurélio (2009) significam:
Terapia: terapêutica. Parte da medicina que estuda e põe em prática os meios adequados para aliviar ou curar doentes.
Ocupacional: relativo a trabalho, ocupação.
Ocupação: ato de ocupar-se em uma atividade, serviço, trabalho manual ou intelectual.
Na Terapia Ocupacional, ocupação são as coisas rotineiras e familiares que as pessoas se envolvem e que fazem ao longo de suas vidas para preencher seu tempo e lhes trazer significado. (AOTA apud SILVA, 2007)
Ou seja, ocupação é tudo aquilo que você realiza diariamente, envolvendo seus aspectos físicos, psíquicos e sociais: o ato de pentear o cabelo, escovar os dentes, abotoar a roupa, ir ao banco, digitar, escrever, assistir a um filme, jogar futebol, comer, andar, etc.
Essas ocupações que desenvolvemos diariamente parecem tão simples, e realmente são, mas para aqueles que não têm nenhum tipo de disfunção física ou psíquica que dificulte a realização de tais atividades.
Por exemplo, um paciente com paralisia cerebral tem principalmente a sua função motora atingida, portanto, pode apresentar dificuldade de andar ou nem mesmo andar, em alguns tipos de paralisias mais severas, necessitando de cadeira de rodas ou auxiliares de locomoção. Além de serem observados os aspectos escolares e familiares, sendo a aceitação e contribuição familiar essenciais para o tratamento.
Para a World Federation of Occupational Therapy (1993), o terapeuta ocupacional envolve o cliente em atividades destinadas a promover o restabelecimento e o máximo uso de suas funções com o propósito de ajudá-lo a fazer frente às demandas de seu ambiente de trabalho, social, pessoal e doméstico e a partir da vida em seu pleno sentido.
A Associação Irlandesa de Terapia Ocupacional (1996) define a profissão da seguinte forma:
"A Terapia Ocupacional objetiva resolver problemas práticos utilizando atividades selecionadas. Sua meta é favorecer que cada pessoa consiga um estilo de vida tão independente quanto for possível."
Portanto, o terapeuta ocupacional é o profissional que trabalha na prevenção, tratamento e reabilitação proporcionando ao indivíduo, por meio de atividades terapêuticas ou adaptações, a facilitação da realização dessas funções.Assistam este vídeo sobre a profissão: Terapia Ocupacional
SILVA, Silmara. In: Cavalcanti A, Galvão C. Terapia ocupacional: Fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Muito bom....é sempre bom dar esses esclarecimentos...
ResponderExcluirEu realmente tinha essa dúvida!! Valeu Sarita..
http://senhorlins.wordpress.com
O que deve-se fazer, como sociedade que se diz esclarecida, é sempre buscar mais informções e conhecimento e este blog é mais um instrumento para isso, promovendo a real importância deste profissional. Parabéns, Sarah, pela iniciativa e parabéns a todos os Terapeutas Ocupacinais por esta bela contribuição à nossa sociedade.
ResponderExcluir